23 maio 2014

Desmascarando Slender: The Eight Pages


Você pode tê-lo visto brevemente com sua visão periférica. Um homem alto e magro vestido em um terno preto, mas há algo de estranho com o tal homem. Seus braços são demasiadamente longos para seu corpo, e suas unhas são alongadas de forma que só podem ser descritas como garras. E o seu rosto! Você não pode identificar com que seu rosto se parece... isso se ele realmente tiver um rosto.

Eu gostaria de consolá-lo, dizendo-lhe para não se preocupar e que você só está vendo coisas, mas eu sei o que é melhor.


O Slender Man escolheu você.


Eu sinto muito que tenha sido você.




Quem é o Slender Man?

O Homem Esguio, às vezes chamado apenas de Slender, é um homem incrivelmente alto e magro que persegue as pessoas, permanecendo escondido apenas no canto menos notável de sua visão periférica e só aparecendo totalmente diretamente antes de levar suas vítimas para longe sem deixar vestígios. As vítimas nem sempre desaparecem. Às vezes elas são encontradas mutiladas ou com órgãos faltando. Às vezes, ele nunca mata suas vítimas, preferindo torturá-las lentamente ao longo de muito tempo, eventualmente, levando-as a ficar loucas.

Felizmente, este personagem é totalmente fictício... eu espero.


Slender é uma entidade antropomórfica construída a partir de medos profundamente enraizados e enterrados nas costas dos nossos cérebros. Há um medo comumente compartilhado de entidades humanoides que não se parecem exatamente como os seres humanos (por exemplo: ciborgues, seres desfigurados, mutantes). Em um sociedade normal isso é um pouco preocupante, no entanto, dadas as circunstâncias atmosféricas certas, pode ser francamente assustador.

Ele é uma ser folclórico que foi inicialmente criado em 10 de junho de 2009, e postado no Something Awful Forum por um usuário conhecido como "Victor Surge". Como qualquer ideia moderadamente interessante, se espalhou como um incêndio através da internet, ficando cada vez mais cohecido, uma vez que se proliferou.

Uma criatura semelhante à conhecida como "Silence" existente no universo de Doctor Who, que faz você esquecer que você já o viu no exato momento em que você para de olhar para ele. Ele também veste um tipo de terno preto e possui um rosto quase que completamente inexpressivo.




E quanto ao jogo?

Slender: The Eight Pages foi lançado pela primeira vez em junho de 2012 para Windows e OS X. É definido como um survival horror, e nada pesado para download para usuários de banda larga (62 MB).

Não é difícil encontrar vídeos que pelo YouTube demonstrando a reação de quem joga, você pode ver homens crescidos gemendo e chorando enquanto pedem para que o pesadelo acabe. Há aqueles que gostam de se assustar, por algum motivo, e isso parece ser uma maneira divertida de passar o tempo.

Era uma tranquila noite de quinta-feira. Eu ia ficar sozinha em casa por algumas horas, e tive a  vontade de fazer algo estúpido. Então eu desliguei todas as luzes da casa, botei no jogo, e coloquei meus fones de ouvido.

O objetivo do jogo é coletar oito páginas que estão espalhadas sobre o que parece ser um acampamento de verão em ruínas no meio da floresta. O jogo nunca explica por que você tem que fazer isso, mas é evidente que a sua vida depende disso. Você está equipado apenas com uma lanterna, que fica mais fraca quanto mais você usa. Você provavelmente está com excesso de peso, porque você não consegue correr a mais de dez metros sem ficar sem fôlego.


Quase desde o início, comecei a sentir uma crescente sensação de medo enquanto eu percorria o local em busca das páginas que faltavam, ficando pior a cada página coletada. Eu percebi que havia uma grande diferença entre ver alguém jogando e jogá-lo sozinho.

Então eu vi o Slender Man pela primeira vez, e um arrepio percorreu minha espinha.


Eu tive que correr!


A cada passo eu lutava ao máximo para manter a maior distância possível deste ameaçador demônio bem vestido, no entanto, eu sabia que a cada página coletada eu estava a um passo de minha morte.


Um terrível nó começou a torcer e girar no meu estômago.


Eu sabia que isso era apenas um jogo, e não havia nada que pudesse me machucar, mas meu corpo parecia não acreditar.


Eu queria que esse pesadelo acabasse!



Pensei em correr em direção do Slender Man só para acabar com tudo, no entanto o meu senso de sobrevivência falou mais alto e obrigou-me a suportar essa tortura o maior tempo possível.

Eu não durei muito tempo.


Estava apenas cinco páginas antes de eu finalmente ver a tela tomada pela maldita estática.


Eu jurei para nunca mais jogar este jogo. Claro que eu quebrei esse juramento no dia seguinte, quando eu estupidamente voltei novamente a jogar (eu sou um masoquista). No entanto, desta vez seria durante o dia, usando alto-falantes em vez de fones de ouvido, e em uma sala bem iluminada.

Mais uma vez a sensação de medo e ansiedade voltaram quase que imediatamente.Ele não era tão forte como era na noite anterior, no entanto, ainda estava presente.

Isso era um tanto frustrante já que eu geralmente esta acostumado com isso, com todo o tipo de horror ficcional. Eu poderia assistir a praticamente qualquer filme de terror, sem efeitos nocivos. Eu poderia casualmente passear por uma casa assombrada sem pestanejar. Eu poderia jogar outros survival horror sem qualquer problema.


O que foi que me deixou assim, como este jogo ridiculamente simples fez isso?

Decidi testar uma coisa.


Virei os 
alto-falantes e... a ansiedade se foi.

Aparentemente, o áudio assustador desempenha um papel importante em relação a questão de medo. É claro que a ausência de áudio limita severamente minha sobrevivência no jogo já que agora os sinais de áudio da estática me indicavam que o Slender Man estava perto. Também não ajudou quando a tela escureceu enquanto eu estava sentado em uma sala bem iluminada.

É possível que as pessoas da Parsec Productions, que acho que era apenas Mark J. Hadley na época, podem ter usado infra-som. Infra-som é o som que está em uma frequência menor do que o ouvido humano pode detectar (20Hz). Pensa-se que a utilização deste áudio de baixa frequência pode produzir uma sensação de medo e mal-estar nos seres humanos, no entanto, a evidência científica ainda está um pouco confusa sobre isso.


Também é possível que o Sr. Hadley apenas soube como colocar uma boa cena assustadora.


Adaptado de: HubPages

3 comentários:

  1. Engraçado... Quando eu joguei Slender: The Eight Pages eu fiquei com MUITO medo, e depois que eu fui jogando esse jogo mais e mais vezes, eu continuava a sentir este mesmo medo, é como se eu nunca tivesse sentido isto antes...

    ResponderExcluir